Após a perda da mãe, Cora – que já não tinha pai, parentes atenciosos, animais ou objetos para amar – é convidada para passar temporadas com a irmã, eficiente empregada de uma família rica. Inesperadamente, é muito bem tratada, levando-a a se empenhar para garantir novos resgates a cada dezembro.
Todavia, a garota tinha o desafio de agradar a todos sem desagradar a enigmática Berenice, além de um objetivo arriscado: desvendar os segredos da sua família, guardados “a sete chaves” com antigas cartas, que sempre estiveram longe dos olhos de Cora e foram confiscadas pela irmã após a morte da mãe. Por que tanto empenho para impedir que lessem aquelas palavras?
As descobertas envolvem traumas e crimes, enquanto Cora amadurece e assimila cada pista encontrada. Por outro lado, Sílvia reaviva a esperança de ser feliz ao saber da existência de uma “flor de lótus”. Por que alguém mereceria ser comparada à flor tão especial?
Dezembros cativa e surpreende com o poderoso vínculo entre Cora e Silvia, que luta para desvendar e assimilar o inesperado suicídio do marido e o misterioso desaparecimento de seus filhos: Adolfo, Benito e Franco.
Tem enredo envolvente e reviravoltas surpreendentes.