O nobre autor, amigo e colega de profissão infelizmente estava equivocado em seu prefácio da primeira edição lançada em 2016. Dizia ele: “Neste trabalho, visamos entender a situação política do Brasil, mergulhada na pior crise institucional de sua história, ...”. Mal sabia ele, e nós, que teríamos mais e piores novidades nesta crise, onde enfrentaríamos a possibilidade de impeachment do presidente que veio a assumir em razão do impeachment da primeira mulher presidente que o país teve, em que um presidente entrava para a história por ser o primeiro a ser denunciado criminalmente no exercício do cargo. Esta fantástica obra remonta os primórdios da corrupção em nossa nação, desde a era pré-colonial. O leitor ficará chocado com o número de servidores públicos concursados e em comissão existentes, seus salários e suas aposentadorias.
O livro menciona as operações já ocorridas e em andamento na esfera da União e do Estado de São Paulo, seus envolvidos, e nos leva a refletir sobre a necessária e urgente reforma, não só política, mas também financeira com limitação de despesas e, mais, sobre a necessária mudança de costumes para que o Brasil trace finalmente o rumo do crescimento e desenvolvimento.
De fácil compreensão, a agradável redação leva o leitor de um capítulo ao outro sem se dar conta de que a obra chega ao seu fim. Agradeço ao autor por este espaço que ilustra história e aponta soluções. Somos um país jovem, temos muito a aprender e possuímos um tesouro fantástico que é a população que não se cansa de lutar por um Brasil melhor.