Florescência foi editado em 1987. Estava pronto desde 1977, mas eu não conhecia ninguém do meio literário e não tinha ideia de como começar.
Minhas primeiras tentativas de chegar a uma editora foram frustradas, já que a poesia tem dificuldade em conseguir espaço e uma poetisa desconhecida só aumenta os obstáculos.
Foi graças ao saudoso acadêmico mineiro Olavo Drummond, que ao ler meus textos, mesmo sem me conhecer, achou que "não poderiam morrer na gaveta".
Por sua iniciativa, consegui publicar meu trabalho, que chegou com as dúvidas e os receios típicos de uma estreia, mas para minha surpresa, em pouco tempo já havia conquistado um público entusiasmado.
Em 1989 recebi um convite para lançá-lo em Portugal, onde foi saudado pelo autor António Alçada Baptista. Ainda nesse ano, devido ao incentivo dos leitores, publiquei Calçada de Verão .
Florescência abriu as portas para outras obras que viriam. Esse primeiro trabalho me apresentou a autores e críticos literários, cuja aprovação me dá a certeza de uma lírica definitiva.
Flora Figueiredo