A HISTÓRIA DA EMPRESA QUE MUDOU O BRASIL
Qual é o nome mais repetido nas manchetes da mídia do Brasil e do exterior desde 2015 até os dias atuais? Temer? Lula? Dilma? Eduardo Cunha? Renan Calheiros? Sérgio Moro? Lava Jato?
Nenhum dos sete. ODEBRECHT tem sido o mais ecoado nos últimos três anos, ocupando posição onipresente nos principais noticiários televisivos, mídia impressa, emissoras de rádio, sites e blogs.
O nome “Odebrecht”, que por décadas esteve ligado à qualidade de grandes obras de engenharia, sobressaiu-se no jogo pelo poder, emergiu com a intensidade de um maremoto, ocupou amplamente a imprensa nacional e estrangeira, invadiu as conversas em todas as classes sociais e ganhou sinônimos na opinião pública, escandalizada por uma avalanche de corrupção que inundou o país.
As denúncias de corrupção envolvendo empreiteiras, entre as quais a Odebrecht, com base na Operação Lava Jato, a partir de março de 2014, sacudiram a República, atingiram políticos do alto escalão e demarcaram uma fronteira na história brasileira, mostrando o antes e o depois da divulgação de detalhes sobre a propina negociada com agentes públicos e
partidos políticos, e não apenas no Brasil.
Afinal, que empresa é essa que nasceu pequena, cresceu, foi longe demais em tudo e então desabou, indo do céu ao inferno e perpetuando seu nome em um dos maiores escândalos de corrupção da história brasileira?