Você está em:
Já imaginou ser filmado 24 horas por dia? Como em um reality show? Essa é a realidade do mundo de 1984, inclusive o Big Brother foi inspirado nele.
Vamos conhecer o mundo distópico de 1984 através de Winston Smith, um homem solitário de meia idade, que trabalha para o Ministério da Verdade, reescrevendo e alterando fatos da história, conforme os interesses do "Partido".
A história se passa um um mundo distópico onde as pessoas estão presas sobre o regime totalitário vigente.
Winston vive na Oceania, uma das três nações existentes, as outras são Eurásia e Lestásia, sempre em guerra umas com as outras.
O "Grande Irmão" governa o Partido, que controla a tudo e a todos. São várias "Teletelas", filmando e espionando as pessoas 24 horas por dia.
Winston sente no fundo de sua alma que nem sempre o mundo foi assim, mas tenta não pensar muito nisso e no trabalho que faz, pois é "Crimepensar".
O livro possui todo um vocabulário próprio, a
Novilíngua. O lema do partido é "Guerra é paz, liberdade é escravidão,
ignorância é força".
As pessoas que se rebelavam contra o regime totalitário eram "Vaporizadas", ou seja, desapareciam sem deixar vestígios. Ou então, quando o crime cometido era menor, elas eram torturadas e reeducadas para voltar a viver em sociedade.
Não vou comentar mais sobre o livro para não estragar a experiência de leitura de quem ainda não leu, mas digo com toda certeza que é um dos melhores livros que eu já li e estou amando reler nessa edição.
Já conhecem essa história? Achariam assustador ser filmado e controlado o tempo todo?