Ìsis vive a sua vida intensamente, transitando entre o bem e o mal. A grande e heróica aventura, a única possibilidade possível de aprimoramento e superação dos limites normalmente chamados humanos, a qual muitos se negam viver. Em Na Toca do Mistério Isis divide conosco suas tragédias, suas fraquezas, sua força, seus atos de realização e seu medo de "ver", mesmo que isto lhe custe dores. Ela nos mostra que o humano mais vulnerável e passível de viver fracassos habituais pode ir além deles, usufruir de um grande dom e servir a muitos.
Essa personagem vai jogar-se em novas histórias no decorrer da trama inesperada da sua vida. Sua saga poderia ser dividida em quatro partes distintas: a Morte, o Renascimento, a Queda-livre e a Volta, tendo como aliança constante a sua fé, coragem e amor.
Na Toca do Mistério se propõe a instigar uma nova leitura do conceito da atuação das leis da natureza, como a da gravidade, e sua relação com o corpo humano, seu sistema nervoso, assim como relembrar os efeitos de tempestades solares e que tudo o que vivemos está dentro do universo de conexões, e, portanto de interações. Uma nova leitura dessas questões é permitir a conscientização e a compreensão de que todos nós estamos sentindo na pele hoje, nesse tempo e nesta época de transição. Como conseqüência uma nova visão torna possível uma leitura mais pertinente de muitos dons, até então, considerados misteriosos.