O Lobo de Gaia é o segundo livro dos "Contos de Árian", onde o autor retorna ao mundo mítico habitado por heróis, magos e deuses, semideuses e seres das mitologias grega, celta, nórdica e egípcia e à trama iniciada em O Caçador de Gigantes . É neste universo de terras misteriosas e reinos distantes que vivem Nalissa, a rainha do maior reino do ocidente e fervorosa devota da deusa Hera, e Kael, um guerreiro celta, que em meio a batalhas e perigos, agora precisa aprender a ser pai.
Ele desperta em meio à neve de uma montanha, recém-saído de uma batalha. Achando que estava prestes a entrar no reino dos mortos, ele vê seus próprios deuses e descobre o real motivo do porquê havia lutado, por sua filha e pelo destino que ela tinha. Reunindo suas forças, Kael retorna, para reencontrar sua filha e seus aliados e iniciar uma longa jornada, agora com uma criança de dois anos junto dele. Mas para completar a profecia que lhe foi imposta pelos deuses, o guerreiro precisa caçar e matar aquele que não pode ser morto, uma antiga criatura deixada no mundo pelo deus do Caos, libertada por seus inimigos que ainda se escondiam nos grandiosos reinos civilizados do sul.
Ao mesmo tempo, a jovem rainha Nalissa, antiga aliada de Kael, perde seu trono e tem que fugir às pressas de sua cidade para buscar ajuda e encontrar seu amigo, que todos juravam estar morto. "Bem minha menina, já lhe contei como nosso mundo foi criado, como a grande Gaia o fez, enquanto todos os outros deuses habitavam um outro lugar. Antes deles aqui chegarem, quando tudo estava pronto, a Grande Deusa reuniu todos os animais em uma floresta para entregar a eles as suas funções no mundo, e avisá-los de que um dia os deuses chegariam e o homem seria criado, e entre esses animais Gaia elegeu seu campeão, aquele que jurou defender sua criação e sua vontade. Essa lenda talvez você já tenha ouvido na terra de seu pai, onde eles chamam Gaia de Danú. Isso foi há muito tempo, mas por causa dessa lenda, o lobo é o estandarte do império que você terá.
Saiba também, minha menina, que quando você tinha pouco mais de dois anos, seu pai desceu a montanha dos deuses e, com você nos braços, atravessou os mares do primeiro continente em uma pequena embarcação, passando por ilhas antigas onde a magia dormia guardada por feras, e encontrando aliados onde outros viam inimigos. Descobrindo segredos de seu destino nas mãos de povos antigos, foi de encontro a seu primeiro grande desafio, que se escondia nas frias sombras da cidade de mármore, um mal deixado por um antigo deus banido...".