Maria é uma jovem advogada ambiciosa de origem humilde. Acredita que cedo ou tarde vencerá na vida, ficará rica e livrará os pais e irmãos das dificuldades. Do enlace místico que nutre com estudos e práticas de ocultismo, parece ter certeza de que está no caminho certo quando tem a chance de se tornar sócia de Alexandre Alvarenga, um advogado de boa reputação. No entanto, nas idas e vindas da realidade de um poder judiciário moroso, incompetente e corrupto, marchando triunfante sobre as finalidades da lei, obrigando a sociedade a viver no vácuo de uma democracia de fachada, cedo Maria descobre que muitos são os caminhos tortuosos.
O Próximo Passo gira em torno da busca da essência, do amor, da utopia. O fio condutor é a batalha de Maria e João pela felicidade, pelo direito de viverem um amor transcendente, mas que por força da inveja e cobiça alheia é cercado de tragédias, desconfianças, assassinatos misteriosos e o intrigante sumiço de vinte milhões de reais.
Recheado de assuntos polêmicos do interesse de grandes grupos, o enredo apresenta situações e informações sobre direito, história, ciências, parapsicologia, espiritualidade, ocultismo, maçonaria, filosofia, Cristo e Maria Madalena, técnicas de desencadeamento de fenômenos psi, meditação, hipnose e magia.