Uma história envolvente que se desenrola através de um interessantíssimo diálogo entre dois personagens. O primeiro, um "professor", um homem vivido, sagaz e inteligente, que trata a História – sua paixão – como algo verdadeiramente sagrado, buscando ali a compreensão para tudo o que ocorre no mundo – as guerras, os conflitos, as ações e reações humanas.
Seu antagonista, "o padeiro", vê esta mesma História como um mecanismo de sobrevivência. Para ele esse conceito é apenas uma ferramenta que lhe oferece a oportunidade de passar ileso pelas agruras de sua própria solidão, de sua própria pobreza de espírito.
A obra apresenta momentos de descontração, profunda tristeza e contínua reflexão sobre as escolhas que fazemos em nossas vidas. Narra o árduo caminho dos personagens e sua convivência perante a morte iminente. Narra a própria morte em vida de dois homens.
O final é surpreendente e abre nossos olhos para aquilo que qualquer um de nós seria capaz de fazer para sobreviver diante da guerra.
"Nenhuma descrição desse extraordinário romance poderia fazer-lhe justiça... oferece uma perspectiva poderosa e humilde da nossa vida como ela é." - Sunday Independent (Irlanda)
"Um romance de guerra assombrado, e mais, um romance de amor assombrado... um duelo hipnotizante de palavras, histórias, humor, atração e moral." - Irish Examiner
"Uma estreia incrível... ele conta a história da humanidade com uma voz defectiva, auto-irônica e fatalmente humana." - Sunday Time ( África do Sul)
"O primeiro romance de Donovan é uma tentativa ambiciosa de refletir os horrores da história moderna numa narrativa econômica e vibrante." - Sunday Times
"Sofisticado e inovador ... Donovan é um escritor inventor e pensador." - Publishers Weekl